"A felicidade só é verdadeira quando compartilhada"

14 janeiro 2010



A frase do título, assim como a foto acima são de autoria de Christopher McCandless, jovem de apenas 22 anos, brilhante nos estudos, porém com grandes dificuldades de relacionamento com seus pais. A história desse jovem está brilhantemente retratada por Sean Penn no filme "Na Natureza Selvagem". Filme que desde já recomendo a todos.

Me perdoem se já contei logo o fim, mas é inevitável ao falar dessa experiência ter que dizer a frase que resume a grande descoberta da vida desse jovem. Desiludido com os seres humanos, principalmente com seus pais, negando a ânsia materialista contemporânea, McCadless resolveu se apartar do mundo e viver sozinho - na natureza selvagem - mais especificamente no Alaska. Deu tudo que tinha, deixou seu carro a beira da estrada, queimou o dinheiro que tinha no bolso para se sentir livre.

O que não pôde controlar, foi que em sua jornada até chegar ao Alaska, se deparou com algumas figuras humanas que modificaram substancialmente a sua vida, asssim como ele também foi decisivo na vida de cada um que cruzou seu caminho.

Ele conseguiu chegar ao Alaska, viveu em seu "ônibus mágico" durante meses, solitário, com seus livros e seus pensamentos, apenas. Em um dado momento, entendeu que na verdade de nada adianta essa liberdade que havia conquistado se não pudesse compartilhar com seus semelhantes. Ou seja (essa é uma conclusão minha e não do filme), só é possível ser verdadeiramente livre quando se ama um outro ser humano. Não é possível ser feliz, se essa felicidade não é vivida na companhia de outras pessoas. O ser humano tem vocação para o amor, tem vocação para o relacionamento humano, tem vocação para a partilha.

O que acham? Vejam o filme e tirem suas próprias conclusões.

0 Comente aqui: